Lactose FREEE

Boa noite a todos,

Hoje trago um tópico novo, intolerância à lactose.



A lactose é conhecida como o açúcar do leite, neste caso, um açúcar complexo que no nosso organismo é degradado pela enzima específica lactase, assim a lactose transforma-se em glicose e galactose, açúcares mais simples e de fácil digestão.

Estima-se que esta intolerância alimentar, a mais comum, atinja 1 em cada 3 portugueses. É uma intolerância adquirida, pode-se comer durante 30 anos produtos lacteos sem reagir e um dia começamos a perceber que algo está mal.

No meu caso descobri que sou intolerante no verão passado, inicialmente não foi fácil. Comecei por sentir um grande mal estar depois de comer iogurte no fim do almoço, eliminei o iogurte mas ao pequeno-almoço com os cereais comecei a sentir o mesmo, dores fortes de barriga, estômago dilatado, muita azia, arrotava muito e por vezes tinha vontade de vomitar. Comecei a pesquisar sobre quais as possibilidades consoante os sintomas que apresentava, facilmente encontrei referências à intolerância à lactose e decidi retirar os produtos lácteos para perceber se seria ou não intolerante.

Comecei pelo mais lógico, eliminei o leite comum e os iogurtes durante 1 semana, notei imediatamente a diferença, para confirmar falei com a minha médica de família que me aconselhou a substituir por produtos sem lactose ou com percentagem reduzida e ainda por produtos de soja.

Hoje em dia ainda consumo alguns produtos com lactose mas tento sempre que estes sejam em doses reduzidas, a verdade é que noto facilmente a sua presença nos alimentos.

Dos sintomas que referi há ainda a possibilidade de diarreias fortes, náuseas e flatulência. Há também pessoas que são totalmente intolerantes à lactose e outras aguentam alguma quantidade no organismo, devem sempre ver como se sentem

Os alimentos comuns que têm lactose são produtos lácteos e derivados como sejam, leite, iogurtes, manteiga, queijo, gelados, bolos, alguns cereais, algum pão, natas, bolachas, sobremesas, maionese, molhos para saladas... 

Conclusão: tudo o que compro olho para o rótulo, hoje em dia há vários que contem avisos sobre elementos potencialmente alergénicos ou que provoquem intolerância como sejam a lactose, o glúten, ovos entre outros.
Quando não há referência à lactose deve-se ter em atenção referências como soro de leite, derivados de leite, leite em pó, coalho e leite evaporado... Todos estes têm lactose!

Outra nota a reter é que a lactose também é usada em medicamentos como anti-ácidos e pílulas contracetivas.

Não deixei de consumir leite, sempre gostei do saber, todos os dias de manhã gosto dos meus cereais com leite. Hoje, no mercado, existem muitas soluções, optei por leite sem lactose, é de origem animal, tal como o comum, apenas a lactose é degradada em glicose, o sabor pode ser mais doce, as duas marcas que consumo e que considero muito próximas do leite normal são a Vigor e a Mimosa, ambas na variante sem lactose. No caso da Vigor o leite ronda 1,20€/litro (meio-gordo) mas tem apenas 10 dias de validade ("leite fresco"), encontra-se na zona dos refrigerados. O da Mimosa é UHT e tem uma validade mais alargada mas custa 1,49€/litro (magro).


Ficam as dicas, muito ainda há para ser dito sobre a intolerância à lactose. Esta intolerância não mata mas mói e quem passa por isto sabe o desconforto que se pode tornar.

Até amanhã, com mais uma aventura na capital!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Varicela em Adulto ?!

Proposta para mercado liberalizado EDP - Eletricidade

Proposta para mercado liberalizado ENAT - Eletricidade