Gata nova na casa... e Zuma o mal-disposto!

Olá a todos,

Temos andado mais calados mas ainda andamos por aqui ;).

O Zuma ganhou uma nova amiga em casa.. A Mia. Uma gatinha pequenina que não esteve muito tempo com a mãe e não sabia bem como socializar com outros membros da sua espécie.
O Zuma sempre esteve habituado a viajar e a conviver com uma gata adulta, mas noutra casa, nunca invadiram o seu domínio que era a casa de Lisboa. 

Pensei que o primeiro contacto fosse muito fácil mas a verdade é que me deixou preocupado. O Zuma reagiu mal e parecia querer meter a Mia fora de casa. Sempre atento a reações mais agressivas mas já farto de não se darem bem, falei com uma colega que tem muitos gatos em casa. Ela disse me para não ter muitas preocupações porque eles tem de aprender o seu espaço. Mas claro a Mia, bebé, praticamente, quer tudo para ela.

O Zuma estava de tal forma chateado com a nova presença que até reagia mal ao cheiro que ficava na nossa roupa depois de mexer na gata.
Tentei passar o cheiro da gata para ele e brincar com os dois em conjunto mas o que funcionou foi deixar que se entendessem os dois. Desde pancadas na cabeça, mordidas de posição e muitos sons preocupantes até que, quando menos esperava, começaram a reagir bem. 

Devemos garantir o comedouro, bebedouro e casa de banho apropriada à gatinha e não desprezar a sua higiene. A Mia ainda não sabia usar bem a casa de banho e a limpeza do pêlo foi com a ajuda do Zuma (ainda é, às vezes dá-lhe cada lambidela, um verdadeiro pai).

Hoje já conseguem estar no mesmo espaço sem implicarem um com o outro e até já dormem juntos, a Mia farta-se de ronronar ao pé dele (e de qualquer um que lhe faça festas).
Por vezes ainda há momentos de stress, a Mia é muito brincalhona, anda sempre atrás do Zuma (até implica quando está na casa de banho) e por vezes ele dá-lhe umas pancadinhas para o deixar em paz.


Tentamos não dar mais atenção à Mia por ser pequena e continuamos com os pequenos hábitos com o Zuma, como por exemplo, dar-lhe o resto do leite, chamá-lo para beber água da torneira, que ele adora,  festas quando chegamos a casa e continuar a brincar com ele.

Esta a ser interessante esta nova fase cá por casa, a Mia em alguns aspectos é muito diferente do que o Zuma foi, noutros é reviver o Zuma bebé que tanto nos fez rir.


Deixamos aqui um vídeo dos dois!!




Até amanhã, com mais aventuras na Capital!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Varicela em Adulto ?!

Proposta para mercado liberalizado EDP - Eletricidade

Proposta para mercado liberalizado ENAT - Eletricidade