Hipertiroidismo em Gatos!
Boa noite a todos.
Aproveitando uma das aulas que tive hoje para falar do Hipertiroidismo.
De certo, já ouviram falar, mas a verdade é que é uma doença da qual, pouco ou nada se conhece. Isto deve-se ao facto de ser uma doença relativamente jovem, nos gatos, e cuja incidência aumentou nos últimos 35 anos.
Pensa-se que esta doença esteja associada ao consumo de rações secas ou húmidas, de origem industrial. Antigamente, os gatos comiam os restos da comida do donos ou comidas caseiras e isso tem vindo a mudar, optando-se cada vez mais por rações comerciais seja por comodidade ou mesmo mentalidade social.
Este hipertiroidismo está muito associado a alterações da tiróide, com hiperplasia funcional. Apenas 5% dos casos estão relacionados com carcinomas da tiróide.
Como causas podemos considerar, principalmente, deficiências ou excessos nutricionais, muito relacionados com o iodo. Acredita-se que ração comercial, sobretudo enlatadas feitas com fígado e miúdos de frango, podem estar relacionadas com a doença.
Também, é importante referir, que as rações comerciais necessitam de proteína. Para obterem proteína barata recorre-se a Isoflavonas de Soja. Estas isoflavonas interferem na peroxidase e na T3 e T4 da Tiroide provocando, primeiro, Hipotiroidismo que é compensando pelo organismo do animal. Esta compensação contínua torna-se autónoma e permanente provocando assim o Hipertiroidismo.
Deixando um pouco de parte as questões mais técnicas acho importante referir quais os sinais clínicos que o vosso animal pode manifestar. O hipertiroidismo tende a ocorrer em gatos com mais de 10 anos, sendo considerada a doença do gato velho, mas pode ocorrer em animais mais jovens. Os sinais mais comuns são a perda de peso, hiperatividade e polifagia (comer muito). Pode ainda ocorrer vómitos ocasionais, fezes gordurosas e volumosas, mau cuidado do pelo (gato desgrenhado, despenteado), intolerância ao calor, depressão ou agitação.
Se notarem alguns destes sintomas e não tiverem nenhuma suspeita de outra doença refiram a tiróide. Poderá ser muito relevante para determinarem a doença do vosso animal.
O diagnóstico é feito pela medição da T4 (total ou livre) e da T3; O aumento da T4 indica a suspeita e possível confirmação no entanto é aconselhado fazer o teste novamente e garantir que não há interacção com medicamentos que possam baixar o nivel da T4 (falsos negativos). Se mesmo assim não conseguirem um diagnóstico conclusivo podem recorrer a cintigrafia (ver actividade da tiróide).
Como é uma doença relativamente nova o tratamento ideal ainda não está disponivel no nosso pais. O tratamento ideal é com iodo radioactivo. Mesmo assim, existe medicação anti tiroidea disponível (exemplo Carbimazol) ou, então, correcção cirúrgica por Tiroidectomia (remoção parcial ou total da tiróide) Sendo este problema associado à dieta, já começam a aparecer rações sem iodo (exemplo: Hills Y/D) mas ainda não existem muitos estudos que comprovem a sua eficácia.
Espero que este pequeno texto ajude a perceber esta doença hormonal ou pelo menos a alertar para alguns sintomas que os vossos gatos apresentem.
Deixo-vos com as seguintes questões:
- Será que a conveniência e facilidade das rações comerciais pode trazer mais problemas do que benefícios?
- Que outras doenças podem estar relacionadas com as rações comerciais?
Comentários
Enviar um comentário