Lâmpadas para casa. Quais escolher?

Olá a todos, 

Hoje vou falar de forma muito vaga sobre a iluminação, há imensas dúvidas para a generalidade das pessoas e alguns mitos também. 

Para iluminação residencial há essencialmente 4 tipos de lâmpadas correntes, incandescentes, fluorescentes tubulares, fluorescentes compactas e LED.


As incandescentes são da família dos halogéneos, são as menos eficientes mas a mais confortável para o olhar humano. A sua venda está proibida desde setembro de 2012, contudo ainda é possível comprá-las em alguns espaços. Têm imensas perdas por calor. A sua eficiência ronda os 25%.

Hoje, dentro da mesma família existem alguns substitutos viáveis, mas sempre com menor desempenho energético os LED.
Podem ser usadas para espaços em que se está constantemente a "acender" e "apagar" a luz.
A sua durabilidade ronda as 1000 horas, usualmente dá-se a quebra do filamento.


Relativamente às fluorescentes temos as tubulares e as compactas, as tubulares já muito recorrentes em espaços cuja iluminação funciona por longos períodos de tempo como seja a cozinha, são mais eficientes que as incandescentes, após o comando de interruptor demoram alguns segundos a ligar e a funcionar em plenitude.
No seguimento da fluorescente tubular apareceram as fluorescentes compactas que funcionam como substitutas das incandescentes, a sua durabilidade é muito superior, ronda as 8000 horas. No mercado existem várias marcas e modelos, variando a cor emitida, o tamanho e o tempo de arranque.


A novidade são os LED, muito falados pelo seu baixo consumo  mas contestadas por alguns devido à luminosidade, cor e preço. A lâmpada, na imagem ao lado, tem 21 LEDs com consumo de 1,2W no total, mas equivalente a uma lâmpada incandescente de 25W, com um custo total de 5€. A sua durabilidade é superior às anteriores. Pode não ser a melhor opção para espaços em que se esteja constantemente a "acender" e "apagar" a luz. Em casa dos meus país optou-se pela colocação de LED em todos os espaços, sinceramente a cor da luz incomoda-me, especialmente no quarto que usualmente é um sítio acolhedor e com a luz azul torna-se frio, impessoal.


Usualmente, o que tem maior impacto, para a generalidade das pessoas, é a sua cor e luminosidade. Hoje é possível encontrar diferentes cores de lâmpadas para diferentes espaços. Usualmente o amarelo para criar espaços mais acolhedores, a luz azul (fria) para zonas de estudo ou trabalho, é possível, ainda, fazer uma mistura das duas para zonas mistas. Relativamente ao tipo de lâmpada a escolher depende de cada um, no meu caso procuro usualmente as fluorescentes compactas devido ao seu preço intermédio e maior eficiências e durabilidade
A tendência será para a diminuição do preço dos LED e a sua maiior difusão.

Em caso de dúvida peçam ajuda em lojas especializadas, hoje em dia a iluminação é mais do uma questão funcional, é uma questão de conforto, ajuda a construir espaços.

Espero que tenha sido útil!

Até amanhã, com mais uma aventura na capital!! ;)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Varicela em Adulto ?!

Proposta para mercado liberalizado EDP - Eletricidade

Proposta para mercado liberalizado ENAT - Eletricidade