Atenção! Ferimentos

Boa tarde a todos.

A imagem que podem ver diz respeito a um ferimento de um Caniche após ter sido mordido por outro cão. 

Quando retiramos o penso anterior, toda a zona que vêm a vermelho sangue vivo, estava coberta por tecido morto, necrosado, infectada e com um cheiro fétido. A razão porque está a maquina de tosquia presente deve-se ao facto de, no primeiro contacto veterinário, não ter sido feita a tricotomia (cortar o pelo na zona afectada) o que agravou o ferimento. 

Provavelmente a ferida era muito menos extensa mas, ao deixar o pelo e colocar apenas o penso por cima, piorou e ficou no estado que podem ver. Face isto resolvi alertar e colocar alguns princípios básicos que devem ser cumpridos quando se trata deste tipo de lesões.

O facto de ser uma mordedura de um cão também é interessante abordar pois, a boca está cheia de bactérias que infectam a zona mordida. É muito importante lavar e desinfectar correctamente, e para tal podemos usar coisas acessíveis como água oxigenada e betadine (ou outras soluções iodadas).

Neste caso, o que recomendaria num primeiro contacto seria:
  • Avaliar a extensão das lesões
  • Realizar a tricotomia para conseguir perceber correctamente o ferimento e evitar contaminações com os pelos
  • Lavar e desinfectar
  • Laquear possíveis vasos afectados para evitar hemorragias extensas
  • Colocar mel para ajudar a cicatrização e assepsia (é óptimo e basta pensar nas propriedades do mel)
  • Realizar o penso
Algumas destas sugestões podem ser realizadas por todos, assim que tiverem contacto com este tipo de situação, mas não hesitem em ir ao veterinário.

Neste caso houve ainda uma agravante, que foi o facto de, o mesmo penso ter sido mantido no animal por mais de uma semana. É recomendado mudar o penso diariamente para evitar infecções e falta de oxigenação dos tecidos. Deve-se ainda recorrer ao uso de antibiótico e, se existir muita dor, analgésicos.

Na minha opinião, este caso poderia ter muito menos complicações se tivessem sido feitas algumas das coisas que mencionei antes. 

Tendo isto em mente não tenham medo de questionar o que está a ser feito ao vosso animal de estimação para garantir a melhor resolução possível! 


Até amanhã, com mais uma aventura na capital!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Varicela em Adulto ?!

Proposta para mercado liberalizado EDP - Eletricidade

Proposta para mercado liberalizado ENAT - Eletricidade