Potência contratada
Olá a todos
Como havia referido há alguns posts atrás vou tentar explicar como se deve escolher a potência contratada do contador da eletricidade em vossas casas.
A potência contratada é apresentada em kVA que significa potência aparente, contudo o que é contabilizado nos contadores residenciais é a energia útil, considerando apenas a potência ativa.
A melhor dica, para quem não tem oportunidade de medir a intensidade de corrente para cada equipamento, é considerar a potência ativa dos equipamentos ligados ao mesmo tempo.
Vou-vos dar um exemplo, em casa, os equipamentos que tenho que utilizam eletricidade são máquina de lavar roupa, forno, jarro elétrico, microondas, aquecedor, frigorífico, varinha mágica, secador de cabelo, televisão, lâmpadas, torradeira, tostadeira, máquina do pão, iogurteira, computadores, impressora, telemóveis e máquina do café... Penso que não me esqueci de nada... Se formos a considerar a potência total dos equipamentos o valor máximo deve rondar os 20kW...Uma enormidade de energia dispendida se os ligarmos todos.
Assim como devo escolher qual a potência a instalar??
Assim como devo escolher qual a potência a instalar??
Pensem sempre o máximo de equipamentos que ligam ao mesmo tempo e qual a potência máxima que têm no momento. Supondo que o frigorífico está sempre ligado, ligo a máquina de lavar a roupa, o secador e 3 lâmpadas a potência máxima deve rondar os 4kW, assim a potência contratada seria 3,45kVA.
Porquê escolher a potência contratada inferior à potência máxima que obtive?
Porque o que influência verdadeiramente é a intensidade de corrente e não a potência ativa, assim (e fiz o teste para tal), com 3,45kVA, pago menos de potência contratada do que pagaria se tivesse uma potência contratada superior e consigo por os equipamentos acima referidos a trabalhar sem deitar o quadro abaixo.
Para o teste que fiz consegui atingir os 5,4kW antes do quadro disparar (depende sempre dos equipamentos).
Assim pensem em quantos equipamentos ligam ao mesmo tempo , vejam a potência deles e escolham, esta escolha pode-vos poupar vários euros por ano.
Se escolherem e a potência contratada for inferior ao que necessitam o máximo que vos acontece é o quadro disparar, isto é uma proteção para vocês, significa que a intensidade de corrente é superior ao permitido para a potência contratada.
O que fazer?
Ligar à EDP e pedir um aumento da potência contratada, não tem custos.
O que fazer?
Ligar à EDP e pedir um aumento da potência contratada, não tem custos.
Isto só é válido para contadores residenciais monofásicos.
Há também casas com distribuição em trifásico, o que desaconselho, tentarei explicar num próximo post as diferenças entre monofásico e trifásico.
Há também casas com distribuição em trifásico, o que desaconselho, tentarei explicar num próximo post as diferenças entre monofásico e trifásico.
Comentários
Enviar um comentário