Cãominhada !
Boa noite a todos aqueles que nos seguem nesta Aventura!
No Domingo passado tivemos a oportunidade de estar em Vizela, perto de Guimarães, para participar na 2ª Cãominhada!! Sim uma caminhada em que todos podiam participar com os seus fieis amigos de 4 patas.
Esta caminhada foi organizada pela associação juvenil de apoio a animais, Coração Azul. Deixo-vos a descrição que podemos encontrar no blog.
A “Coração Azul” tem por objectivo melhorar as condições de vida dos animais errantes, aplicando os seus conhecimentos na protecção, nos cuidados e nos direitos destes, a fim de cumprir escrupulosamente os seus desígnios.Ainda sem instalações e condições necessárias, a Coração Azul pretende solidificar cada vez mais a estrutura para conseguir colmatar as infinitas carências que existem na região, especialmente em Vizela.
Podem ainda conhecer mais sobre a Coração Azul, aqui.
É importante referir que esta associação é composta por jovens que, sem qualquer interesse monetário, ajudam animais em condições complicadas e demonstram que ajudar é possível. De facto, têm feito um ótimo trabalho e penso que a caminhada organizada foi o reflexo disso.
O sol apareceu finalmente e foi possível caminhar pelo Parque Natural de Vizela, junto ao rio, com muitos animais de estimação. Cada um com a sua personalidade, raças diferentes, rafeiros e até alguns "amigos" que procuravam dono, estes levavam um coração azul ao pescoço, demonstrando a procura de uma nova família.
Os cães errantes e abandonados são um problema social e, para além de doenças e ninhadas indesejadas, SOFREM. Imaginem estar sozinhos sem acesso às condições mais básicas, por vezes doentes, e sem uma mão amiga?! De certo que iriam agradecer de todas as formas possíveis a quem vos ajudasse, assim são estes animais. Mesmo que apresentem, por vezes, reações mais agressivas, isso é apenas reflexo da rua, e uma defesa até saberem que estão seguros.
Na minha opinião, é de louvar todo o trabalho feito por estes jovens. Apelo a todos os que possam ajudar, seja com uma partilha de uma página, uma inscrição como sócio ou simplesmente tomando consciência da informação que disponibilizam.
Em relação à caõminhada, foi interessante e vejo-me apenas obrigado a fazer uma pequena ressalva. É importante saber controlar o vosso cão na rua e sobretudo quando se encontram em convívio com outros cães e pessoas. Eram muitos animais, com rasgos de personalidade e atitudes distintas. Não interessa se são pequenos ou gigantes, conotados de dóceis ou potencialmente perigosos, o que interessa é a educação que têm ou não, e as condições em que vão ao passeio. Ensinar a andar a trela ou como lidar com outros animais pode significar uma vida ainda mais feliz para o vosso animal de estimação e menor frustração para os donos. Os animais necessitam de ser ensinados e são mais saudáveis quando existe uma hierarquia marcada entre eles, os outros, e o dono. Num dos próximo posts irei falar mais um pouco sobre este tema, e quem sabe, sobre os tabus e associações erradas dadas a certas raças de cães.
Gostaria ainda de aconselhar que, sempre que saiam para um passeio com os vossos animais, levem água (e um recipiente), recompensas (sobretudo se estiverem em treino), trela adequada, sacos para apanhar os "presentinhos" (ninguém gosta de pisar) e boa disposição.
Na caminhada fomos acompanhados pelo Harley, labrador do irmão da Sofia, muito brincalhão e irrequieto, bom para fazer treino completo de puxar a trela, hehe.
Na caminhada fomos acompanhados pelo Harley, labrador do irmão da Sofia, muito brincalhão e irrequieto, bom para fazer treino completo de puxar a trela, hehe.
Aproveitem e divirtam-se pois os vossos cães vão adorar o ar livre!
Obrigado pelo registo e pelas palavras Miguel! Espero numa próxima atividade trocar algumas palavras contigo!
ResponderEliminarJoão Ferreira