Desparasitação é Essencial!
Olá a todos e bom domingo.
Hoje venho falar de uma forma de garantirem boas condições para os vossos animais de estimação e também de vos próprios.
Desparasitação em períodos regulares é essencial. Não digo para desparasitarem o vosso animal de 2 em 2 dias mas sim de forma controlada, com peso e medida.
Existem várias formas de desparasitação mas hoje vou falar um pouco sobre a desparasitação externa.
Basicamente, garante que os vossos animais fiquem livres de parasitas externos, como pulgas, carraças, piolhos entre outros. Existem, também, algumas associações seguras de substâncias com repelente (assim podem afastar os mosquitos, por exemplo).
O uso deve ser controlado, isto, porque se usarem de forma indiscriminada vão surgir resistências. Os princípios activos do desparasitante deixam de ser eficazes e os parasitas vão completar os seus ciclos nos vossos animais, tornando-se um problema.
Da mesma forma que existem resistências também não devemos interromper os ciclos de desparasitação de animo leve. Imaginem que, desparasitam o vosso animal de mês a mês, regularmente durante 3 anos. Nesse período, o vosso animal esteve protegido e nunca notaram a presença de parasitas, contudo, se deixarem de desparasitar, estes vão atacar de forma mais exuberante e provavelmente o vosso animal vai sucumbir aos sintomas mais facilmente, isto porque, durante os 3 anos, nunca contactou com parasitas.
Devem ainda ter atenção ao ambiente onde se encontra o vosso animal. Se existirem muitos parasitas encurtem o ciclo de desparasitação e quando a presença de parasitas for menor alarguem o intervalo entre desparasitações. Isto depende, também, do desparasitante que utilizam, por isso, o conselho é lerem sempre as regras de boa utilização e pedirem ao veterinário que vos faça um plano de desparasitação de acordo com o vosso animal e ambiente em que se encontra.
Nós adoptámo-lo numa loja de animais, fomos ao hospital e claro encontraram umas pulgas; recomendaram-nos Frontline spray porque ele ainda era pequeno e a dose parecia ser a mais adequada.
*[Eu pessoalmente nunca gostei do Frontline e a verdade é que com tanta publicidade que teve e os bons resultados iniciais foi dos mais utilizados. A meu ver, essa utilização excessiva, levou a que os parasitas resistissem ao princípio ativo do Frontline.]
O Frontline não funcionou mesmo após as minhas tentativas de o borrifar até a ponta das orelhas lol. Andávamos já desesperados sem saber como controlar as pulgas e a Sofia já tinha picadas (as pulgas não costumam implicar comigo). A casa estava infestada e mesmo que as eliminássemos do gato, ele ficava novamente parasitado; para além do mais o Zuma gosta muito de ir a varanda exterior onde existem pombos (e só esse facto poderia ser o factor de aparecerem de novo).
Decidimos então que tínhamos de eliminar os parasitas de casa: Limpeza profunda, limpar todos os tapetes e sítios onde pudessem estar ovos e aplicar insecticida em todos os recantos para os eliminar (biokill funciona bem, por exemplo).
Depois desta medida decidimos que o Zuma iria mudar para o Advantage para gatos com menos de 4kg, pipeta spot on fácil de aplicar. Ao princípio foi necessário encurtar o ciclo e aplicávamos uma pipeta de 15 em 15 dias mas depois de controlado, uma pipeta dura para 4 a 6 semanas (no caso do Zuma).
Desde este controlo o Zuma nunca mais teve pulgas e o que fazemos é aplicar uma pipeta de mês a mês na estação da Primavera até ao começo Outono (altura em que os ectoparasitas estão mais activos) e nas épocas mais frias (meados de Outono a Inverno) limitamos a utilização a 1 pipeta de 2 em 2 meses.
Depois desta história deixo-vos com algumas sugestões:
-Desparasitem regularmente os vossos animais de estimação;
-Não desistam se não conseguirem resultados à primeira, pode não ter sido a substância mais indicada para o vosso animal;
-Devem garantir que o local habitual do vosso animal está livre de parasitas;
-Inspeccionem o vosso animal com regularidade, as orelhas, junto às patas e vejam a reacção deles, existe alguma coceira e marcas?
-Inspeccionem o vosso animal com regularidade, as orelhas, junto às patas e vejam a reacção deles, existe alguma coceira e marcas?
Apenas falei de desparasitantes químicos mas existem alguns desparasitantes naturais. É uma questão de procurarem e testar, os animais não reagem todos da mesma maneira.
Comentários
Enviar um comentário