Livros que chegam e ficam!
Hoje vou falar de uma das minhas maiores paixões... Livros.
Adoro, de todos os tipos, considero ser um tónico para quase todos os males e uma forma de instrospeção ótima, quando preciso pensar e tomar uma decisão um livro à mão é sempre uma boa opção.
Defendo que não há quem não goste de livros, com tantos géneros e tantas formas de narrar é impossível não encontrar algo que nos entusiasme a estar um bom par de horas a ler para nós próprios e quem sabe a dar umas boas gargalhadas e quem sabe às vezes chorar.
Deixo algumas das minhas escolhas não necessariamente por ordem:
O livro está classificado como juvenil mas a história esta muito bem narrada. Trata-se da história de uma rapariga alemã durante a 2ª guerra mundial na Alemanha, uma outra visão, pelos olhos de uma rapariga que fala com a morte e cujo primeiro livro é sobre como enterrar um corpo.
Trilogia Millenium, Stieg Larsson, 2008
Adorei a trilogia, quando acabei o terceiro livro só queria saber mais, infelizmente, o autor faleceu a meio do quarto livro e por questões judiciais em princípio este nunca será editado.
A história gira à volta de um jornalista e uma hacker informática, muito atual e inteligentemente escrito... É mesmo uma pena não haver continuação. Estavam previstos 10 livros.
Da família dos Távora, Leonor foi uma das vitimas de um processo judicial injusto. Dotada de uma mente voraz por conhecimento e com uma vontade de evoluir e sair de Portugal, o livro romanceado tem algumas passagens de correspondência de Leonor com outras figuras da época. Muito bem escrito e documentado. Para quem gosta de romances históricos este é sem dúvida uma boa escolha.
Os seguintes livros, todos do mesmo autor, estão ligados entre si, apesar de a leitura recomendada não ser a da edição, a cronologia da história é:
Adorei os 3, ao contrário do que me foi dito não considero "O jogo do anjo" inferior...
A história gira à volta de Sira Quiroga, passa-se entre Espanha, na época da guerra civil, e Marrocos. Achei a história muito bem escrito e emocionante.
Alguns dos livros que li foram adaptados para filme ou série, sinceramente há boas adaptações mas mesmo as boas adaptações nunca chegam à nossa imaginação por isso leiam, o vosso cérebro agradece.
Relativamente à escolha para mim depende sempre do estado de espírito... Todas as histórias são boas, é só preciso estar disposto a ouvi-las!
Comprar livros, principalmente em português, não é barato, mas existem várias opções, as bibliotecas municipais, a compra em segunda mão ou troca são opções, e não apenas por questões monetárias, partilhem recursos, se não sabem se vão gostar ou se só vão ler uma vez, o que importa é o que os livros deixam em nós e não nós deixarmos os livros nas estantes!
Comentários
Enviar um comentário