Doenças transmissíveis
Boa noite a todos.
O dia de hoje foi cansativo!
Comecei com uns seminários de uma cadeira opcional sobre "Doenças Parasitárias e Infecciosas Tropicais" e terminei à pouco com uma "reunião" sobre os novos passos a seguir no blog. É verdade, vou tentar escrever sobre assuntos relacionados com Medicina Veterinária todas as terças (e hoje já está quase no fim), Sextas e Domingos; Assim podem contar com este tema de forma regular, digamos que vou tentar que seja uma rubrica que gostem de seguir. Com o passar do tempo vou colocar algumas questões para, quem seguir, responder e vou aceitar sugestões sobre temas a serem abordados.
Não querendo deixar passar esta terça em branco, e aproveitando o facto da opcional matinal vou deixar alguns conselhos para vocês, donos de um amigo de estimação.
-Os vossos animais podem sofrer doenças provocadas por Vírus, Parasitas, Fungos, Corpos estranhos, ataques de outros animais entre muitas outras causas possíveis;
-É importante conhecer os locais habituais utilizados pelos vossos animais;
-Tanto os vírus como os parasitas podem infectar o vosso animal através de vectores. Entenda-se por vectores outros seres vivos (como por exemplo mosquitos, moscas, carraças...) que ao contactarem com o vosso animal (picadas, alimentando-se do mesmo, ou sendo ingeridos pelo animal) transmitem o agente capaz de provocar doença.
-Muitas vezes, mais importante que controlar a doença é controlar aqueles que tem capacidade de a transmitir e evitar o contacto dos animais de estimação com os mesmos.
-Existem medidas de prevenção simples como, por exemplo, evitar que os animais pernoitem ao ar livre (estando então menos expostos a mosquitos) desparasitação externa e interna;
-Se soubermos que em determinada área existem vectores podemos evitar que os animais coabitem nesse local
E poderia continuar com muitos mais concelhos e noções mas espero que vejam esta mensagem como uma introdução para muitas novas que virão, mais aprofundadas e detalhadas. Como podem imaginar quase todos os pontos que referi dariam vários posts isolados.
Abaixo deixo-vos uma imagem de Ornithodoros Erráticus, uma carraça mole comum em suínos.
Comentários
Enviar um comentário