Intoxicação por desconhecimento
Bom dia a todos.
Confesso que existe um frenesim em colocar novidades no blog, está a ser uma experiência muito interessante e acho que podemos começar a mostrar alguns assuntos mais relacionados com a minha área de estudo, neste caso medicina veterinária.
Começo por um caso, que acredito, que possa acontecer muitas vezes. Demonstra as boas intenções da parte do dono, mas também a influência que a comunicação com o veterinário e a medicação sem aconselhamento pode originar num animal. No caso específico o gato.
Imaginem que o vosso gato tem um acidente e acham, ou ele demonstra, que ele ficou com dores, muitas pessoas recorrem diretamente ao veterinário (mais correto a fazer) mas ainda existem algumas que tentam medicar o animal para aliviar as dores! O pensamento:
" Quando tenho dores tomo um ben-u-ron (cujo principio ativo é o paracetamol) então, vou dar ao gato, coitado, está a cambalear."
O primeiro erro normalmente é ignorar qualquer tipo de dosagem... Se uma pessoa com 80kg toma 1 grama de paracetamol, será que um gato com 3/4kg deve tomar a mesma dose?!
Depois, o mais grave, paracetamol é altamente tóxico para gatos!! Provoca destruição de células sanguíneas, o sangue vai deixar de conseguir transportar o oxigénio necessário as várias partes do organismo e inevitavelmente (se não recorrerem a tratamento) acaba por ser fatal.
Se tiverem contacto com este tipo de intoxicação de gatos devem lembrar-se que o antídoto tem uma maior eficácia se o diagnóstico e administração for feito nas primeiras 4 a 6 horas. Devem levar o animal ao hospital ou clínica mais próxima.
Existe solução, mas esta situação normalmente é mascarada porque a generalidade das pessoas acha normal dar um comprimido ao gato com dores, mas, não se recordam de informar o veterinário que o fizeram.
Os detalhes podem fazer a diferença entre a vida e a morte de um animal, do vosso amigo de estimação.
Deixo abaixo a foto de um gato intoxicado por paracetamol com o qual tive contacto no hospital.
Podem observar que as mucosas estão cianóticas (azuis) revelando a não oxigenação correta, uma das consequências da intoxicação.
Outra observação é o nariz, está pálido como um fantasma o que provoca preocupação com a anemia que pode estar associada)
Noções importantes a reter:
- Não medicar animais sem recomendação do veterinário;
- Paracetamol é extremamente tóxico para Gatos, (como haverá outras substâncias tóxicas para outras espécies);
- Após um acidente ou intoxicação, do animal, devem dirigir-se, o mais rapidamente possível, ao veterinário (podem telefonar para terem uma noção do que devem fazer);
- A história de um animal pode ser determinante no diagnóstico. Digam tudo o que souberem sobre animal e sobre a rotina ou alteração da mesma, bem como o que lhe deram ou fizeram.
Comentários
Enviar um comentário