Equipamentos para monitorizar consumos de Eletricidade
Olá a todos,
O tema de hoje é sobre equipamentos de monitorização de consumos de energia elétrica. Como referi no primeiro post sobre energia, os equipamentos têm a sua potência nominal, usualmente descrita na ficha técnica, mas também, muitos deles trabalham a diferentes potências. Assim, como descobrir a potência que o equipamento está a trabalhar e qual o seu consumo de energia no período de funcionamento?
Para saberem têm que usar algum equipamento ou então usar métodos mais expeditos com os vossos contadores.
No primeiro caso, atualmente, no mercado existem várias soluções, como por exemplo o Cloogy da empresa ISA, e os sistemas das empresas pier energy e efergy.
O que irei falar é o cloogy, isto porque o tenho em casa e sinto-me à vontade para o referir.
O pack que me foi instalado em casa veio com um sensor (pinça amperimétrica) que se conecta a um transmissor (estes dois ficam junto ao contador), traz ainda um concentrador (que se concecta ao router da internet) e ainda uma tomada "inteligente" e um monitor. Não paguei pelo sistema, entrei num programa de monitorização de consumos residenciais em Lisboa, tive que responder a um questionário, dar autorização para o tratamento dos meus dados e sempre que fosse preciso facilitar o acesso à residência. Além disso participei em palestras sobre o tema. Os consumos acumulados podem ser consultados na página mycloogy e é possível obter, através do simulador disponibilizado se o tarifário é ou não o mais indicado. Além destes dados é também monitorizada a temperatura do espaço. O Cloogy necessita de um ponto de internet constantemente ligado, funciona por indução, não interfere com o contador e permite ligar, desligar e programar a tomada remotamente através da página MyCloogy.
Aqui podemos ver o monitor e o concentrador
Aqui podemos ver o monitor e o concentrador
Aqui podemos ver o transmissor (o sensor está na extremidade do cabo e tem o aspecto de uma pinça).
A tomada inteligente tem como funcionalidade que, quando conectada a uma tomada permite que se liguem equipamentos e que o seu consumo seja monitorizado de forma isolada dos restantes consumos. É com esta tomada que consigo determinar as diferentes potências do equipamento e o seu consumo durante o período de tempo.
Este sistema não é barato (ronda os 200€), no meu caso, se o sistema não tivesse sido gratuito possivelmente nunca o obteria. Vivo num T2, os equipamentos não são muitos e conheço relativamente bem os seus consumos, bem como o valor faturado vem dentro dos valores esperados. Além de que no meu caso já tive que substituir equipamentos (sempre sem custos) e precisei de assistência. É de referir que caso a tomada deixe que funcionar o equipamento ligado a esta também deixa de funcionar, por este motivo nunca deixei a tomada inteligente na tomada do frigorífico mais do que o tempo necessário para testes.
Existem no mercado equipamentos mais simples, como os da efergy que funciona como a tomada inteligente da Cloogy mas num só equipamento apresenta a potência, o consumo e o custo. Este esquipamento é muito mais barato mas não permite o controlo remoto que o Cloogy oferece.
Atualmente com as perspetivas de redução dos consumos através do aumento da eficiência, educação de hábitos mais económicos e sustentáveis e com o aumento dos preços da energia está a aumentar a oferta destes sistemas. Parecem híbridos dos previstos contadores inteligentes.
Antes de ter estes sistemas em casa as estimativas que fazia eram com recurso ao contador. Num dos próximos posts irei referir como e que testes podem fazer, para perceber qual a eficiência e consumo de alguns equipamentos.
Espero que a informação que disponibilizei seja útil.
Antes de ter estes sistemas em casa as estimativas que fazia eram com recurso ao contador. Num dos próximos posts irei referir como e que testes podem fazer, para perceber qual a eficiência e consumo de alguns equipamentos.
Espero que a informação que disponibilizei seja útil.
Comentários
Enviar um comentário