Contas e mais contas!! Ordem e Poupança
Ontem referi a poupança de uma percentagem do vosso orçamento e que este valor deve ser posto de parte quando o recebem e não o que sobra.. Paguem-se primeiro a vocês!
Referi também as contas poupança. Esta parte pode ser confusa, em especial se somos jovens, não temos nenhuma conta no banco e ainda por cima não percebemos nada de juros, TANB e TANL e outros termos.
No meu caso a primeira conta que tive foi aberta aos 14 anos pelos meus pais, a conta está em meu nome e dos meus pais, na altura como era menor de idade foi imposto pelo banco que assim fosse, o mesmo se passou com o cartão de débito, foi algo complicado porque como era muito nova na altura não havia "produtos" (nome que eles dão a tudo o que o vendem ou serviços que disponibilizam) para a minha idade que incluíssem o cartão. Os meus pais passaram a disponibilizar-me um valor através dessa conta, e na mesma altura abriram-me uma conta poupança. Este foi o meu primeiro contacto com uma conta à ordem e uma conta poupança, até aos 18 anos pouco ou nada liguei para o funcionamento da mesma.
Se pagava ou não despesas de utilização e ou anuidade, sinceramente não me lembro.
Com a entrada na faculdade passei a ter a minha segunda conta. Penso, que todas as faculdades em Portugal, funcionam em colaboração com um banco, no meu caso o banco era diferente do banco da minha primeira conta e aceitei a abertura de uma nova conta. Hoje em dia utilizo as duas, mas é necessário informarmos-nos.
A conta aberta pelos meus pais teoricamente teria despesas de manutenção associadas bem como anuidade do cartão de débito e crédito. Despesas de manutenção e anuidade do cartão de débito não pago por cortesia do banco, a anuidade do cartão de crédito não pago se utilizar um valor mínimo de 750€ por semestre.
Da conta da faculdade, possivelmente por ser um acordo com a faculdade, não tenho qualquer despesa associada nem obrigatoriedade de utilização (penso que até acabar a faculdade).
Na análise de ter ou não várias contas é necessário responder a algumas perguntas:
Vale a pena ter várias contas abertas?
Pago alguma coisa pela abertura de conta?
Que vantagens me traz?
Pago anuidade de cartão, despesas de manutenção de conta?
Algumas dicas:
Informem-se se o banco tem vantagens para jovens e até que idade.
Perguntem como evitar despesas de manutenção e anuidades de cartões
Nas contas poupança peçam que vos expliquem todas as condições e se possível que façam uma simulação
Façam perguntas directas, se não se sentirem confortáveis falem com alguém, da vossa confiança, que vos explique os conceitos básicos.
Existem muitos outros conselhos e dicas que se aplicam a cada caso. Não tenham receio de perguntar e lembrem-se que ninguém deve cuidar melhor das vossas poupanças que vocês próprios
Comentários
Enviar um comentário