Jarro elétrico vs Fogão a Gás

Olá a todos,

Hoje, no seguimento do post anterior vou falar sobre escolhas. 

Imaginem que vos apetece um chá. Se gostam de chá bem feito não querem aquecer água no microondas (falo por mim, o chá nunca fica como gosto) então o que nos resta é jarro elétrico ou panela no fogão a gás (isto porque não tenho placa em casa).

vs


Aposto que já todos experimentamos os dois, e neste caso, a escolha até é fácil porque o método mais rápido para aquecer água é também o mais eficiente e barato. Neste caso o jarro elétrico. Isto pode não ser tão perceptível para todos mas passo a explicar. 

Quando ligamos o jarro elétrico este pára quando a água está a borbulhar (entra em ebulição - 100ºC), depende de jarro para jarro e da quantidade colocada, mas, usualmente, num minuto têm a água a ferver,no fogão a gás demora mais tempo para aquecer a mesma quantidade de água, mais de 5 minutos

****Assim, na análise, apenas, do tempo despendido, o jarro elétrico já vai à frente.


Na análise da eficiência do processo basta pensar que no jarro elétrico a resistência está em contacto com a água e no caso do fogão há perdas no bico do gás, hás perdas na panela (dissipação de calor por toda a panela) e se esta não estiver tapada há perdas de água e calor pelo todo da panela. 

****Assim, relativamente à eficiência, o vencedor mais uma vez é o jarro elétrico.


Por fim, mas não menos importante, a análise do impacto ambiental. Aqui a análise é mais complexa. O gás natural ou gás engarrafado provêem ou são combustíveis fósseis, a eletricidade, consoante as fontes de transformação utilizadas, tem mais ou menos emissões associadas, atualmente em Portugal, com mais de metade da produção de eletricidade proveniente de fontes renováveis, o valor médio anual de emissões de CO2 foi inferior a 150 g/kWh, em 2013, tem vindo a diminuir. No caso do gás natural as emissões rondam os 300g/kWh o dobro das emissões comparativamente com a eletricidade. 

****Na análise ambiental, mais uma vez o jarro elétrico vence o fogão a gás.


Assim, num 3-0, podemos concluir, aquecer água no jarro elétrico é mais rápido, mais barato, mais eficiente e menos poluente, no meu caso se fizer o chá à noite ainda me fica mais barato ;) 

Se ainda não investiram num jarro elétrico está na hora de o fazerem, a partir de 15€ já conseguem comprar um.

Até amanhã, com mais uma aventura na capital!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Varicela em Adulto ?!

Proposta para mercado liberalizado EDP - Eletricidade

Proposta para mercado liberalizado ENAT - Eletricidade