Vida de Cake: Parte 2
Olá a todos!
Sabiam que o blog existe apenas à 1 mês? Tem sido interessante, e o reflexo disto são as 39 mensagens já publicadas.
Sabiam que o blog existe apenas à 1 mês? Tem sido interessante, e o reflexo disto são as 39 mensagens já publicadas.
Continuando a falar sobre a alimentação do Cake. A ração que damos não se vende nos supermercados e, às vezes, recorremos a rações da Vitakraft (vendida no continente) porque não conseguimos comprar a outra. Essas rações têm mais feno prensado e menos produtos naturais mas podem compensar com legumes e frutas frescas. No caso de não terem oportunidade de comprar rações completas recomendaria esta mas evitaria aquelas muito coloridas e com muitos cilindros. Recomenda-se que o vosso coelho fique a feno e água 1 dia por semana, para que ele faça uma desintoxicação de rações compostas.
Existem ainda rações que referem o controlo de pelo ingerido e a forma das fezes. Aqui em casa recorremos a 2 colheres de iogurte natural. É um bom truque para repor a flora intestinal e evitar fezes unidas (tipo colar de pérolas). A altura ideal para recorrer a este truque é quando notarem fezes com pelos ou mais moles. Se notarem diarreias devem recorrer ao veterinário.
Existe uma ideia quase geral de que os coelhos anões são frágeis e essa opinião, a meu ver, deve-se à ocorrência de mortes precoces antes das mascotes completarem o seu primeiro ano de vida. Desde coelhos sujeites a correntes de ar, patas molhadas que não são secas devidamente, sustos ou ruídos altos, todos parecem ser motivos para problemas. Sempre tivemos cuidado e o Cake nunca sofreu nada relativamente a estes acontecimentos. Normalmente a Sofia gosta de ter as janelas abertas e o Cake também gosta; Já tomou banho mas garantimos que ficava seco com toalha e secador; Assustava-se com o aspirador mas depois de mostrarmos que é normal não tem problema. A única altura em que senti o instinto de sobrevivência do Cake foi quando estávamos em Cáceres e choveu granizo do tamanho de bolas de golfe, e tal era o som que fazia a bater nas persianas da janela que o Cake correu por todos os cantos e não conseguia descansar; depois de algumas tentativas consegui agarra-lo e dar-lhe conforto para ele acalmar; tirando o stress do momento não teve qualquer problema.
A minha opinião é que não devemos proteger demasiado o nosso animal de estimação, devemos sim tentar manter o controlo da exposição do animal às diversas situações.
É importante garantirem que os solos que o coelho pisa são macios e confortáveis. Existe uma tendência a problemas de patas consoante aumenta a idade do animal e o peso. No caso do Cake, colocamos muito feno e ele faz a sua própria cama com ele mas podem colocar vocês mesmos feno no fundo da gaiola, mantas ou algum material que absorva o choque. Tenham atenção ao material colocado pois os coelhos adoram roer e se colocarem um material possivelmente tóxico podem maltratar o vosso animal.
Sabiam que os coelhos gostam de sentir pequenas descargas eléctricas? É verdade e eles vão deixar isso claro em vossa casa roendo os fios da TV, do frigorífico, das extensões. Isto vai significar despesas em casa mas também pode levar a morte do vosso animal se ele conseguir aceder a cabos com correntes mais fortes. Eu próprio já apanhei um choque graças ao Cake, porque ele tinha conseguido descarnar dois fios de uma extensão, não reparei nele a fazê-lo mas poderia ser fatal. Tenham atenção quando deixam os coelhos soltos e procurem pequenas poças de urina juntos dos fios, se a descarga eléctrica for elevada pode levar ao relaxamento da bexiga e isso será um indicador do que poderia acontecer a seguir ao vosso animal por não saberem onde ele andava.
Se quiserem perguntar alguma coisa ou tiverem duvidas sobre os vossos coelhos, não evitem uma pergunta nos comentários. Se o tema for muito interessante podemos até realizar um novo post apenas sobre essa questão.
Comentários
Enviar um comentário