Proposta para mercado liberalizado Galp Energia - Eletricidade
Olá a todos
Como podem ver no post anterior estou a analisar as propostas dos fornecedores de eletricidade em mercado livre para o setor residencial. Já fiz a análise da proposta da EDP, hoje vou fazer a análise da proposta da Galp Power S.A, mais conhecida por Galp energia.
Galp Energia
1º Os descontos oferecidos incidem apenas sobre a potência contratada.
2º É possível ter uma potência contratada inferior a 3,45kVA mas não há qualquer desconto associado e apenas podem ter a tarifa simples.
3º Não existe hipótese de aderir à tarifa tri-horária com descontos.
4º A Galp, no contrato apenas de eletricidade tem 3 planos disponíveis, base, online e comfort, podem ver aqui
5º Para a tarifa simples os descontos são maiores, vão de 10% a 25%.
6º No caso da tarifa bi-horária, não existe qualquer desconto e apenas podem aderir online, com obrigatoriedade de terem fatura eletrónica e débito direto. O plano Comfort, para tarifa bi-horária, tem um desconto de 15% sobre a potência contratada, mas têm que subscrever um serviço com um custo de 3,90€/mês.
2º É possível ter uma potência contratada inferior a 3,45kVA mas não há qualquer desconto associado e apenas podem ter a tarifa simples.
3º Não existe hipótese de aderir à tarifa tri-horária com descontos.
4º A Galp, no contrato apenas de eletricidade tem 3 planos disponíveis, base, online e comfort, podem ver aqui
5º Para a tarifa simples os descontos são maiores, vão de 10% a 25%.
6º No caso da tarifa bi-horária, não existe qualquer desconto e apenas podem aderir online, com obrigatoriedade de terem fatura eletrónica e débito direto. O plano Comfort, para tarifa bi-horária, tem um desconto de 15% sobre a potência contratada, mas têm que subscrever um serviço com um custo de 3,90€/mês.
6º O contrato dos dois serviços (gás natural+eletricidade) permite um maior desconto, podem ver aqui a opção disponibilizada. No caso do desconto do gás natural também apenas se aplica ao termo fixo.
7º A adesão pode ser feita presencialmente, online ou por telefone, apenas podem subscrever o plano online pela internet.
8º No caso do Plano Comfort que tem associada a adesão ao serviço Comfort Home, com um custo de 3,90€/mês. A permanência no serviço Comfort Home é de 1 ano renovável por igual período, se não for denunciado por nenhuma das partes no mínimo 60 dias antes do fim do contrato, por carta registada e com aviso de receção
8º No caso do Plano Comfort que tem associada a adesão ao serviço Comfort Home, com um custo de 3,90€/mês. A permanência no serviço Comfort Home é de 1 ano renovável por igual período, se não for denunciado por nenhuma das partes no mínimo 60 dias antes do fim do contrato, por carta registada e com aviso de receção
9º Aqui podem ver as condições gerias de contrato que, a empresa faz, atenção que têm permanência de 1 ano renovável automaticamente por igual período se não for denunciado por nenhuma das partes no mínimo 30 dias antes do fim do contrato.
Dentro das opções apresentadas, para o meu caso em que a tarifa é bi-horária e a potência contratada de 3,45kVA e não posso juntar o contrato do gás natural porque estou fidelizada durante 1 ano a outro fornecedor tenho duas opções propostas pela Galp.
Na tabela acima tenho, para os planos Base, Online e Comfort, os descontos para cada tarifário e potência contratada. No meu caso ao alterar iria manter o tarifário Bi-horário e a mesma potência contratada, apenas poderia subscrever os planos online e comfort. No caso do plano Online não teria qualquer desconto, e ainda teria que aderir pela internet com subscrição da fatura eletrónica e débito direto. Assim, vou analisar apenas o Plano Comfort.
Da mesma maneira que analisei para as propostas da EDP comparando com a minha última fatura, também o vou fazer para este caso. Assim tenho:
Com o desconto, sobre a potência contratada seria de:
O que representa uma poupança de
A poupança é superior à poupança proposta pela EDP, contudo ainda existe a subscrição obrigatório do serviço Comfort Home, o que implica um custo de 3,90€/mês, assim, no final a minha fatura ficaria mais cara.
Como a alteração para o mercado liberalizado não é vantajoso, uma vez que não tenho qualquer benefício ou ainda me aumenta a fatura em 3,21€, além de ter que aderir ao débito direto e serviços que sinceramente, analisando o contrato não é vantajoso, não mudo de comercializador.
Vou continuar a ver as restantes propostas dos fornecedores.
Próximo post irei fazer a análise das opções da ENAT-Energias Naturais, Lda
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